A dirofilariose é uma doença relativamente nova e transmitida por mosquitos, como existem mais insetos nas cidades litorâneas e quentes, é mais comum que os cães estejam mais vulneráveis a elas morando nas cidades com essa característica. ocorre também em cães que costumam frequentar essas regiões, praias por exemplo. Se você quer saber um pouco mais sobre a doença do coração, até para que você consiga proteger melhor o seu cão, continue lendo esse conteúdo!
Mas, afinal, o que é dirofilariose?
A dirofilariose, ou comumente conhecida como verme do coração, é um verme parasitário chamado, cientificamente, por Dirofilaria immitis. A transmissão é feita por mosquitos e é uma doença perigosa por se instalar no lado direito do coração dos animais.
E, quando eu digo “animais” é porque não é somente os cães que são atacados pelo verme do coração, os gatos também podem sofrer com a doença. Além dos cães e gatos, a dirofilariose também ataca lobos, raposas e também os humanos.
A doença é extremamente perigosa por se instalar no coração, um dos órgãos mais importantes do corpo. As infecções com dirofilárias causam primordialmente danos as artérias pulmonares e aos pulmões. A doença faz com que o animal tenha complicações cardíacas e isso atinge o organismo como um todo, e claro, pode levar o animal à óbito.
Quais são os sintomas da Dirofilariose?
A dirofilariose é uma doença que demora bastante tempo para que apresente os seus primeiros sintomas, para que você tenha noção, os primeiros sintomas aparecem depois de cerca de sete a nove meses após a picada do mosquito. Com essa demora, é claro, a doença se torna ainda mais grave e perigosa para a saúde do seu pet.
Nesse período ela passa por vários estágios até chegar em larva juvenil e adulta. Os vermes juvenis subsequentemente penetram no tecido muscular e, por fim, na circulação sanguínea, após entrar em uma veia periférica, o sangue então leva os vermes imaturos para o coração e através dele para as artérias pulmonares. Por volta de 120 dias após a inoculação, praticamente todos os vermes juvenis entraram na musculatura pulmonar, a maturação final para vermes adultos e a cópula ocorrem nos vasos pulmonares, onde são produzidas as microfilárias.
O máximo que o cachorro pode ter de sintomas no período de instalação é uma tosse. Mas, é tão leve e difícil de acontecer que, se caso houver a tosse, será imperceptível para você, o dono.
Depois de adultos e já se reproduzindo que o animal começa a sofrer com os sintomas da doença, que vão desde má circulação sanguínea, causando tosse, menos vontade de se exercitar, palidez e urina escura, até a obstrução de vasos sanguíneos importantes que ligam o coração e pulmões, causando a morte.
Como é o tratamento da Dirofilariose?
Os objetivos de qualquer tratamento da dirofilariose é melhorar a condição clinica do animal e eliminar todos os vermes adultos e estagio de desenvolvimento do parasito em questão, com o mínimo de complicações após o tratamento. Antes de iniciar qualquer tratamento devem ser feitos exame físico completo, exames laboratoriais e radiografia de tórax. (fonte: Doenças infecciosas em cães e gatos quarta edição).
Dirofilariose: Como prevenir?
Infelizmente ainda não há vacinação para que previna com mais segurança o cão da doença. Mas existem vários protocolos de prevenção, tanto de uso tópico como comprimidos por via oral.
Para assegurar ainda mais a saúde do seu cão, evite sair em horários que você sabe que os mosquitos estão atacando, como, por exemplo, o final de tarde. Se você mora em cidades litorâneas converse com o veterinário do seu cão sobre o melhor protocolo a ser adotado.
Conclusão:
Cuide do seu cão e não esqueça que prevenir é melhor que tratar!
Para que você evite essa doença e várias outras, é fundamental que esteja em contato com o veterinário de forma frequente, para que, se precisar, você consiga iniciar o tratamento sem que o seu cãozinho passe por grande sofrimento.
Leia mais sobre Doenças caninas
Sobre o Autor:
Claudir M. Freitas , Médico Veterinário Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuando como Veterinário na Clínica Veterinária Mundo Animal em Vargem Grande Paulista desde 2014. |